top of page

TImão pode ficar fora da copa br 2024


Taça da Copa do Brasil — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A eliminação precoce do Corinthians nas quartas-de-final do Paulistão contra Ituano foi traumática para todos os torcedores corinthianos e trará consequências esportivas e financeiras para o clube.


Como o clube não está tão bem financeiramente vamos começar por este ponto.


A diretoria do Corinthians havia previsto para o Paulistão chegar as semifinais ou seja estimou a entrada de 850 mil reais (prêmio aproximado da federação paulista) além da bilheteria da semifinal , dividida entre os clubes classificados e a renda de uma das partidas da finalíssima. Como não chegou a este objetivo o clube leva para os cofres apenas 420 mil reais de premiação do campeonato.


Para reduzir o prejuízo desta catástrofe e tentar manter a renda vinda dos ingressos , a diretoria do Corinthians planeja amistosos na Neo Química Arena. Assim poderá reduzir minimamente o prejuízo neste período de ociosidade do elenco profissional.


Em relação a parte esportiva o Corinthians corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil em 2024 .


Vamos entender o caso : Para ter uma vaga na copa do Brasil em 2024 o Corinthians precisa no Brasileirão terminar o campeonato mais importante do país dentro da zona de classificação de algum torneio sul-americano ou ser o campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores em 2023.


Houve uma mudança nas regras da CBF ?


Sim, em Dezembro de 2022 a CBF mudou o critério classificatório para a Copa do Brasil para o ano de 2024. Em 2024 o torneio iniciará com 92 clubes distribuídos para todas as federações estaduais.


Para a Federação Paulista foram disponibilizadas 6 vagas 5 para os melhores do Paulistão e outra para o campeão da Copa do Brasil.


Como o Corinthians ficou fora das 6 melhores posições do Campeonato Paulista com 23 pontos inicialmente estamos fora da Copa do Brasil 2024.


Mas como o Corinthians ainda pode conquista a vaga ?

  • Precisa jogar Copa Paulista e ser campeão.

  • Ser campeão da Copa do Brasil 2023

  • Encerrar o Brasileirão dentro da zona de classificação pra Libertadores

  • Ser campeão da Libertadores 2023

  • No pior do casos ficar na fase classificatória da Copa Sul-Americana no Brasileirão 2023.


A situação esportiva do Corinthians na Copa do Brasil 2024 e financeira não é fácil mas toda essa situação é reversível. O foco dos jogadores e fé dos torcedores precisam estar em dia para termos uma maré boa em 2023 e 2024.


Vai Corinthians.

Comments


bottom of page